quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Tipos de câmera

Este post é baseado em uma exposição que fui e no livro: “Fotografia Manual Completo de arte e técnica” – Editora Abril Cultura. Para uma visão moderna talvez não sirva este conteúdo. Mas a título de conhecimento dos primórdios da fotografia vale a leitura.

Visitando a exposição “Passado e presente, acervo fotográfico de Pedro Mordente”, no hall do Museu Histórico Abílio Barreto, localizado à Avenida Prudente de Morais em Belo Horizonte, tive a ideia de falar sobre tipos de câmera.



















Sr. Pedro Mordente 

Existe uma variedade de modelos de câmeras fotográficas, cada uma vai desempenhar um papel diferente de acordo com o que se quer fotografar, e a qualidade da imagem que deseja.

Os quatro tipos principais são:

Visor direto














O visor fica no nível do olho, leve-a a altura do seu olho e será a extensão dele.
Existe uma pequena janela com uma lente bem simples que mostra uma imagem aproximada do que será fotografado.
















Vantagens: Baixo custo, excelente sistema de focalização.

Desvantagens: Cria o chamado “erro de paralaxe” que é um fenômeno que impede que você veja o que realmente está sendo visto. O tema fica literalmente fora da altura dos olhos, pois o visor está acima da lente, então podemos concluir que o que vemos está na altura do visor, e não da lente.

Monorreflex
















Com certeza a melhor maneira de enxergar é vendo através da própria lente ou objetiva. O enquadramento fica exato.
As Monorreflex SLR (single Lens reflex) vêm equipadas com um espelho interno onde a luz é projetada pela objetiva e refletida para uma tela de focalização. Depois passa por um prisma de cinco faces e aí chega aos olhos do fotógrafo.
O prisma serve para corrigir a imagem invertida.
O espelho é uma peça “móvel”, ele se desloca cerca de 45 graus para que a luz passe e atinja o filme.
A imagem projetada pela objetiva serve tanto ao visor quanto para o filme. O fotógrafo vê exatamente  aquilo que está sendo captado.

















Vantagens: Elimina o efeito de Paralaxe, focalização rápida, possibilita o uso de diferentes objetivas. 

Desvantagens: Câmeras pesadas, delicadas demais, ruído alto, difícil de focalizar em condições precárias de luz.

Reflex com duas Objetivas






















Possui basicamente um sistema com duas lentes: uma serve para o filme e outra para visualização do fotógrafo.
Os fotógrafos que optavam por este tipo de câmera diziam que era mais fácil de compor a imagem. Pois a imagem é projetada em uma superfície plana.
A lente de baixo queima diretamente o filme.
A lente de cima deixa  a luz passar e o espelho  reflete em uma tela de focalização.






















Vantagens: Operação silenciosa, focalização precisa, possibilidade de explorar ângulos na hora de fotografar.

Desvantagens: Erro de paralaxe, a imagem projetada na tela vem invertida, não possibilita uso de mais objetivas.

Câmaras de Estúdio






















Tem em um só aparelho: visão através da objetiva, imagem grande. Tem uma sanfona para deslocar para frente ou para trás, isso possibilita a focalização.






















Vantagens: O fotógrafo vê exatamente como será o negativo, não tem erro de paralaxe, muito boa para fazer grandes composições graças à tela de focalização com linhas quadriculadas.

Desvantagens: Muito grande e pesada, indispensável o uso de tripé, ter que usar um pano escuro sobre a cabeça, pois não verá uma imagem mais clara que é. Incômodo na imagem formada invertidamente.


Links úteis:

Agradecimentos:

Luiza Lanna e Danilo Carvalho.

Acessem o site da Blues: www.bluesmanipulacao.com.br


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